quarta-feira, 24 de março de 2010

MINCE PIES

... DO JAMIE OLIVIER

No programa de Natal deste chef, uma das muitas receitas maravilhosas de Natal foram as mince pies - com uma ou várias "voltas" diferentes, comparando com a receita tradicional. São uma sobremesa inglesa desta quadra festiva. Não resistimos a esta nova versão (eu e o meu cunhado) e lá fomos prepará-las para servir no jantar de Ano Novo. Basicamente, nesta versão, implicam apenas um trabalho de montagem dos vários ingredientes que já se podem comprar preparados (cerca de 10-15' para a respectiva montagem, mais 20-25' de forno para assar as tartes) e o resultado final (que sai sempre bem) é (como aliás outra coisa não se esperaria) excelente.


Ingredientes

- 1 frasco de mince meat (de uma forma simplista, é um recheio de doce à base de sultanas, frutas secas e envolve sempre um licôr e especiarias, julgo que em Portugal o podemos encontrar no El Corte Inglês, ou podemos até confeccioná-lo, todavia, julgo que esta receita poderá servir de inspiração quando confeccionada com um bom doce, embore deixemos de estar a comer mince pies para passarmos a comer umas tartes que estou certa deverão ser deliciosas - eu penso experimentar com doce de gila ou de abóbora) ;
- raspa de casca de laranja, retirada às tirinhas finas (uso um tipo de ferramenta/"ralador" para este efeito);
- 1 embalagem de massa folhada (de preferência) rectangular pré-preparada (o Lidl costuma ter);
- 1 embalagem de massa filo (já disponível em qualquer hipermercado);
- amêndoa laminada para guarnecer;
- margarina/manteiga derretida para untar as formas e unir as folhas de massa filo;
- castanhas assadas descascadas e picadas aos bocadinhos pequeninos (opcional).

Preparação

Estender a massa folhada com o rolo da massa por forma a que esta fique do tamanho de um pano de cozinha médio, se esta não vier já estendida (ou seja se vier em um bloco). Barrar seguidamente com a mince meat/doce, salpicar por cima com as castanhas assadas picadas - nós não usámos as castanhas assadas - salpicando, por último, com a raspa da casca de laranja. Enrolar seguidamente em forma de torta e cortar às fatias com cerca de 1,5-2 cm. Reservar.

Untar o tabuleiro de tartes/cupcakes com margarina líquida (eu derreto-a previamente no microondas). De sequida, dispor as várias folhas de massa filo, por forma a construir uma folha maior rectangular, unindo as extremidades/colando-as, ou seja, pincelando-as com margarina líquida por forma juntá-las. Esta folha maior de massa filo resultante, serve para forrar o tabuleiro para os vários cupcakes.

Coloca-se então, uma fatia de massa folhada recheada com mince meat/doce por cada espaço de cupcake da forma. Salpica-se com amêndoa laminada e vai ao forno (a 180-200º C, previamente aquecido) a assar durante 20'-25'.

Desenforma-se colocando um tabuleiro plano por cima e vira-se ao contrário.

Para as separar, após arrefecerem uns 10', é só parti-las com as mãos (como quem parte bolachas). Servem-se com creme fraîche com licor, ou também pode ser com molho de natas, batidas com brandy e icing sugar.

in http://www.jamieoliver.com/recipes/meat-recipes/mince-pies

Nenhum comentário:

Postar um comentário